Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

No que você pensa quando lê a palavra sustentabilidade? Se a resposta foi algo relacionado ao meio ambiente, ela não está errada.

 

Porém, no texto desta semana você vai perceber que o pensamento sustentável é um conceito que também abrange outras áreas. 

 

Cada vez mais a sustentabilidade vem ganhando espaço no meio corporativo.

 

A aplicação desse pensamento tem otimizado o processo produtivo, gerando valor para quem consome, mas também para quem produz os alimentos. Mas o que é, de fato, sustentabilidade? 

 

Isso é o que você vai ler no texto desta semana! Nós também falamos sobre os benefícios da sustentabilidade no agronegócio.

 

Então, caso queira conferir, o link é: 

Inovação e sustentabilidade no agronegócio

 

O que é sustentabilidade?

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), sustentabilidade é: “suprir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.”.

 

A ONU chegou a essa conclusão após a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela organização, observar que o desenvolvimento econômico prejudicava o meio ambiente e a equidade social.

 

A partir disso, notou-se que esse mesmo desenvolvimento estava gerando dificuldades para o alcance de um futuro próspero.

 

Mas prejudicava de que forma? Com a produção desenfreada e a utilização irresponsável de recursos ambientais.

 

Existem recursos naturais que, se explorados e gastos até a última reserva, desaparecem para sempre. E também existem outros que podem levar bastante tempo para se renovar. 

 

Com o crescimento constante da população mundial, é fundamental que o meio corporativo entenda que, tão importante quanto a preservação de bens naturais essenciais para a sobrevivência da população, existem outros caminhos que convergem com essa necessidade.

 

E todos esses caminhos formam os objetivos de desenvolvimento sustentável. 

 

A água é um recurso natural bastante utilizado pela população e também pela indústria de alimentos.

 

A má utilização de defensivos agrícolas, por exemplo, pode comprometer a qualidade deste bem tão precioso. Por isso, separei dois textos que complementam o tema deste blogpost. 

 

Salve para ler mais tarde:

Saiba como aplicar defensivos agrícolas corretamente

Análise de água e Certificação GLOBALG.A.P.

 

Os objetivos de desenvolvimento sustentável

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), existe diferença entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.

 

Enquanto a sustentabilidade é um objetivo de longo prazo, o desenvolvimento sustentável são os processos e caminhos que serão utilizados para o alcance desse objetivo. 

 

E foi pensando nisso que em 2015 a ONU criou a Agenda 2030, um pacto global assinado pelos 193 países membros da organização, durante a Cúpula das Nações Unidas.

 

A agenda contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que irão guiar o planeta rumo ao objetivo final: a sustentabilidade. São eles:

 

1 – Erradicação da pobreza

A primeira ODS visa acabar com todo o tipo de pobreza em todos os lugares.  

 

2 – Fome zero e agricultura sustentável

Erradicar a pobreza também é acabar com a fome, garantir a segurança alimentar,  melhorar a nutrição e promover a prática da agricultura sustentável. 

 

3 – Saúde e bem-estar

O terceiro objetivo trata de promover o bem-estar e assegurar que todos os cidadãos tenham uma vida saudável, em qualquer idade. 

 

4 – Educação de qualidade

Trata de garantir inclusão, equidade e qualidade na educação, e gerar oportunidades de aprendizagem para todos durante toda a vida. 

 

5 – Igualdade de gênero

Um dos objetivos destaca a necessidade de se alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. 

 

6 – Água potável e saneamento

Garantir a disponibilidade e manejo sustentável da água potável e do saneamento para todos.

 

7 – Energia limpa e acessível

Garantir o acesso à energia que, além de barata, seja confiável, sustentável e renovável para todos. 

 

8 – Trabalho decente e crescimento econômico

O oitavo objetivo fala sobre promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, a geração de emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. 

 

Siga a Agrosafety nas redes sociais: Facebook /YouTube /Instagram /LinkedIn

 

9 – Indústria, inovação e infraestrutura

Promover a industrialização inclusiva e sustentável, construir infraestruturas resilientes, e estimular a inovação. 

 

10 – Redução das desigualdades

Além da redução das desigualdades dentro dos países, este objetivo também incentiva a diminuição entre todos os países. 

 

11 – Cidades e comunidades sustentáveis

Aqui trata de tornar inclusivas as cidades e os assentamentos humanos, além de mais seguros, resilientes e sustentáveis. 

 

12 – Consumo e produção responsáveis

Este objetivo está ligado ao segundo ODS. Para erradicar a fome, é preciso assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis de alimentos. 

 

13 – Ação contra a mudança global do clima

Aqui trata da urgência de se encontrar medidas para combater a mudança climática e seus impactos na sociedade. 

 

14 – Vida na água

Além da conversação, a ODS 14 fala da importância do uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. 

 

15 – Vida terrestre

Além da vida marinha, também deve-se proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres.

 

Para isso, deve-se administrar de forma sustentável as florestas, de forma a combater a desertificação das áreas, impedir e reverter a degradação da Terra e também a perda da biodiversidade. 

 

16 – Paz, justiça e instituições eficazes

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

 

17 – Parcerias e meios de implementação

Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

 

Alguns destes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável têm como base os princípios do tripé da sustentabilidade. Continue a leitura para entender mais sobre este termo. 

 

Leia também: 

Defensivos no Brasil e no exterior: Entenda sobre as proibições

Erros operacionais na produção de alimentos: como evitar?

 

O que é o tripé da sustentabilidade?

O tripé da sustentabilidade é um conceito que indica se a empresa é sustentável de acordo com o equilíbrio nos seguintes resultados corporativos:

 

• Sociais

Uma empresa deve ser socialmente justa com todos os colaboradores e colaboradoras, bem como outras pessoas envolvidas em sua cadeia operacional.

 

• Econômicos

A corporação deve garantir a longevidade do negócio, otimizar seus processos e automaticamente o lucro da empresa.

 

• Ambientais

Trabalhar a conscientização com relação ao uso da água e recursos naturais utilizados no processo produtivo ou não, impacto causado no planeta e o manejo responsável de resíduos. 

 

E claro, não podemos deixar de lado a sigla ESG (Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança em português).

 

As práticas ESG estão diretamente ligadas ao tripé da sustentabilidade e contam com mais critérios que contribuem para uma sociedade mais sustentável. 

 

Por isso, separei dois conteúdos bem práticos sobre ESG pra você conferir depois: 

 

O que você precisa saber sobre ESG

A importância do ESG para a sua empresa

 

Com todos estes objetivos definidos, ainda existe o questionamento sobre a possibilidade de produzir, consumir e ainda assim preservar os recursos naturais.

 

É possível? Sim, mas para que todos possamos chegar ao objetivo final, a sustentabilidade, é preciso que todos nós façamos o uso consciente desses recursos. 

 

Para consumidores, deve-se evitar o desperdício de alimentos e também atenção ao descarte de embalagens e produtos nos locais apropriados.

 

E para empresas, além de todos os tópicos apontados no texto, também é importante que se faça o monitoramento microbiológico e de resíduos na produção de alimentos e o descarte correto das embalagens de defensivos agrícolas. 

 

Fale com nossos especialistas sobre análises microbiológicas e de resíduos de pesticidas em alimentos. 

 

Até a próxima! 

Glauco Damasceno
Leia também