Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!
X
Análise de
Alimentos
Análises
Ambientais
Agrícolas
No que você pensa quando lê a palavra sustentabilidade? Se a resposta foi algo relacionado ao meio ambiente, ela não está errada.
Porém, no texto desta semana você vai perceber que o pensamento sustentável é um conceito que também abrange outras áreas.
Cada vez mais a sustentabilidade vem ganhando espaço no meio corporativo.
A aplicação desse pensamento tem otimizado o processo produtivo, gerando valor para quem consome, mas também para quem produz os alimentos. Mas o que é, de fato, sustentabilidade?
Isso é o que você vai ler no texto desta semana! Nós também falamos sobre os benefícios da sustentabilidade no agronegócio.
Então, caso queira conferir, o link é:
• Inovação e sustentabilidade no agronegócio
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), sustentabilidade é: “suprir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.”.
A ONU chegou a essa conclusão após a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela organização, observar que o desenvolvimento econômico prejudicava o meio ambiente e a equidade social.
A partir disso, notou-se que esse mesmo desenvolvimento estava gerando dificuldades para o alcance de um futuro próspero.
Mas prejudicava de que forma? Com a produção desenfreada e a utilização irresponsável de recursos ambientais.
Existem recursos naturais que, se explorados e gastos até a última reserva, desaparecem para sempre. E também existem outros que podem levar bastante tempo para se renovar.
Com o crescimento constante da população mundial, é fundamental que o meio corporativo entenda que, tão importante quanto a preservação de bens naturais essenciais para a sobrevivência da população, existem outros caminhos que convergem com essa necessidade.
E todos esses caminhos formam os objetivos de desenvolvimento sustentável.
A água é um recurso natural bastante utilizado pela população e também pela indústria de alimentos.
A má utilização de defensivos agrícolas, por exemplo, pode comprometer a qualidade deste bem tão precioso. Por isso, separei dois textos que complementam o tema deste blogpost.
Salve para ler mais tarde:
• Saiba como aplicar defensivos agrícolas corretamente
• Análise de água e Certificação GLOBALG.A.P.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), existe diferença entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.
Enquanto a sustentabilidade é um objetivo de longo prazo, o desenvolvimento sustentável são os processos e caminhos que serão utilizados para o alcance desse objetivo.
E foi pensando nisso que em 2015 a ONU criou a Agenda 2030, um pacto global assinado pelos 193 países membros da organização, durante a Cúpula das Nações Unidas.
A agenda contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que irão guiar o planeta rumo ao objetivo final: a sustentabilidade. São eles:
A primeira ODS visa acabar com todo o tipo de pobreza em todos os lugares.
Erradicar a pobreza também é acabar com a fome, garantir a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a prática da agricultura sustentável.
O terceiro objetivo trata de promover o bem-estar e assegurar que todos os cidadãos tenham uma vida saudável, em qualquer idade.
Trata de garantir inclusão, equidade e qualidade na educação, e gerar oportunidades de aprendizagem para todos durante toda a vida.
5 – Igualdade de gênero
Um dos objetivos destaca a necessidade de se alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Garantir a disponibilidade e manejo sustentável da água potável e do saneamento para todos.
Garantir o acesso à energia que, além de barata, seja confiável, sustentável e renovável para todos.
O oitavo objetivo fala sobre promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, a geração de emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
Siga a Agrosafety nas redes sociais: Facebook /YouTube /Instagram /LinkedIn
Promover a industrialização inclusiva e sustentável, construir infraestruturas resilientes, e estimular a inovação.
Além da redução das desigualdades dentro dos países, este objetivo também incentiva a diminuição entre todos os países.
Aqui trata de tornar inclusivas as cidades e os assentamentos humanos, além de mais seguros, resilientes e sustentáveis.
Este objetivo está ligado ao segundo ODS. Para erradicar a fome, é preciso assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis de alimentos.
Aqui trata da urgência de se encontrar medidas para combater a mudança climática e seus impactos na sociedade.
Além da conversação, a ODS 14 fala da importância do uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Além da vida marinha, também deve-se proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres.
Para isso, deve-se administrar de forma sustentável as florestas, de forma a combater a desertificação das áreas, impedir e reverter a degradação da Terra e também a perda da biodiversidade.
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Alguns destes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável têm como base os princípios do tripé da sustentabilidade. Continue a leitura para entender mais sobre este termo.
Leia também:
• Defensivos no Brasil e no exterior: Entenda sobre as proibições
• Erros operacionais na produção de alimentos: como evitar?
O tripé da sustentabilidade é um conceito que indica se a empresa é sustentável de acordo com o equilíbrio nos seguintes resultados corporativos:
• Sociais
Uma empresa deve ser socialmente justa com todos os colaboradores e colaboradoras, bem como outras pessoas envolvidas em sua cadeia operacional.
A corporação deve garantir a longevidade do negócio, otimizar seus processos e automaticamente o lucro da empresa.
Trabalhar a conscientização com relação ao uso da água e recursos naturais utilizados no processo produtivo ou não, impacto causado no planeta e o manejo responsável de resíduos.
E claro, não podemos deixar de lado a sigla ESG (Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança em português).
As práticas ESG estão diretamente ligadas ao tripé da sustentabilidade e contam com mais critérios que contribuem para uma sociedade mais sustentável.
Por isso, separei dois conteúdos bem práticos sobre ESG pra você conferir depois:
• O que você precisa saber sobre ESG
• A importância do ESG para a sua empresa
Com todos estes objetivos definidos, ainda existe o questionamento sobre a possibilidade de produzir, consumir e ainda assim preservar os recursos naturais.
É possível? Sim, mas para que todos possamos chegar ao objetivo final, a sustentabilidade, é preciso que todos nós façamos o uso consciente desses recursos.
Para consumidores, deve-se evitar o desperdício de alimentos e também atenção ao descarte de embalagens e produtos nos locais apropriados.
E para empresas, além de todos os tópicos apontados no texto, também é importante que se faça o monitoramento microbiológico e de resíduos na produção de alimentos e o descarte correto das embalagens de defensivos agrícolas.
Fale com nossos especialistas sobre análises microbiológicas e de resíduos de pesticidas em alimentos.
Até a próxima!