Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

No cotidiano agrícola, a utilização de pesticidas se faz presente em diversas etapas do manejo de alimentos. Devido a esta prática, é comum a presença de resíduos de pesticidas nos alimentos produzidos, na água, no solo e outros.

 

A presença destes resíduos é prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente.

 

Os pesticidas são produtos químicos utilizados no manejo agrícola. São utilizados em diversas etapas da produção, desde tratamento de sementes até o pós-colheita. Os pesticidas podem ser:

 

• Herbicidas - Estes agem contra plantas daninhas, impedindo a fotossíntese, matando as folhas e inutilizando estas plantas. 

• Fungicidas - São os que agem contra os fungos, impedindo a entrada de energia essencial para a multiplicação destes organismos. 

• Inseticidas - Atuam contra as pragas/insetos, matando-os e impedindo prejuízos à produtividade da cultura.

 

Os resíduos de pesticidas podem estar presentes no meio-ambiente devido a diversos fatores. Continue a leitura para ver quais os seis fatores que listamos!

 

Leia também: 

Contaminação de alimentos: o perigo invisível

Boas Práticas de Fabricação: combate ao inimigo invisível

 

Explicando os seis fatores

Tamanho da área plantada

A área plantada no Brasil é gigantesca inviabilizando o manejo manual ou o controle biológico, devido ao baixo nível de efeito imediato, o que leva ao alto consumo de pesticidas.

 

Culturas ligadas a pesticidas

A existência da produção comercial é um destes fatores, pois existem culturas onde a sua produtividade está diretamente ligada ao uso de pesticidas.

 

Clima

O clima tropical do Brasil favorece o desenvolvimento de plantas daninhas e insetos prejudiciais às culturas de interesse econômico. E estas só são controladas com o uso de pesticidas.

 

Saiba mais sobre o uso de defensivos agrícolas naturais.

 

Plantas daninhas resistentes

A resistência de plantas daninhas e insetos aos pesticidas leva à queda de efetividade dos defensivos, gerando uma nova demanda de combinações de princípios ativos.

 

Defensivos agrícolas ilegais

A popularização e venda de produtos falsificados. Esta prática está se tornando comum, o que gera prejuízos aos produtores que, muitas vezes, são enganados durante a compra de pesticidas.

 

Separei este texto sobre defensivos agrícolas ilegais para você ler mais tarde!

 

Práticas incorretas de aplicação

A aplicação de maneira incorreta dos pesticidas, a manipulação e a aplicação de pesticidas sem seguir a bula pode causar prejuízos de fitotoxidade às plantas, e consequentemente, causar a contaminação do meio ambiente.

 

Leia também:

O que você precisa saber sobre ESG

O que é Qualidade 4.0?

 

Monitoramento periódico e alimento seguro

Atualmente, o Ministério da Agricultura possui diversas legislações que estão vigentes para auxiliar o monitoramento dos resíduos de pesticidas, pois o monitoramento e controle de resíduos de pesticidas para a produção de alimentos seguros à saúde e de qualidade elevada são a melhor solução. 

 

O monitoramento deve ser realizado em parceria com laboratórios confiáveis, como a Agrosafety, que realiza análise de mais de 300 ingredientes ativos diferentes usados na composição de pesticidas em diversos tipos de amostras, como por exemplo: 

 

Solo;

Água;

Alimentos em geral. 

 

Ou seja, para produzir alimento seguro deve-se monitorar todas as etapas de manejo, e realizar análises periodicamente com parceiros confiáveis. 

 

Até a próxima! 

Lorena Caroline
Leia também