Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!
X
Análise de
Alimentos
Análises
Ambientais
Agrícolas
Nós já falamos brevemente sobre a certificação FSSC 22000 em nosso blog, e um pouco sobre sua relevância para a indústria de alimentos. Desta vez, nós vamos abordar um pouco mais esta certificação, sua origem e a aplicação para a produção de alimentos.
A FSSC 22000 (Food Safety System Certification 22000) é um esquema de certificação e é comandada pela Fundação FSSC, juntamente com um conselho de stakeholders e demais integrantes da indústria de alimentos.
É uma organização independente e sem fins lucrativos, cujo objetivo é causar impactos positivos na produção de alimentos para garantir a saúde do alimento e a segurança alimentar, atingindo objetivos de desenvolvimento sustentável, ao implementar sistemas baseados na ISO 22000.
Entretanto, embora leve o nome de norma, a FSSC 22000 não é obrigatória. Porém, ter a certificação mostra para o mercado que a sua empresa segue determinados padrões exigidos, tanto pelo mercado nacional e internacional quanto para o consumidor.
Continue a leitura para saber mais sobre a FSSC 22000, a sua relação com a ISO 22000, e quais os principais benefícios de possuir esta certificação.
Leia mais tarde:
• Diretrizes das BPFs
• PNCRC - A evolução do programa e do mercado
A FSSC é um esquema que pode ser utilizado em toda a cadeia de abastecimento de alimentos e segue a descrição da categoria da cadeia alimentar que foi definida na ISO/TS 22003.
O projeto deste esquema de certificações foi desenvolvido após diversas pesquisas em setores variados da indústria de alimentos, tendo como base especificações técnicas de Programas de Pré-Requisitos e alguns dos seguintes padrões internacionais:
• ISO 22000;
• ISO 9001;
• ISO/TS 22003.
O esquema também possui certificação para Qualidade, a FSSC 22000-Qualidade, que é uma auditoria com base nos requisitos da FSSC 22000 e da ISO 9001.
Mas apesar de ser um esquema que tem como base a ISO 22000, existem diferenças entre ambas as certificações. Vamos ver quais são elas?
Salve para ler depois:
• O que você precisa saber sobre ESG
• Indústria de alimentos: crescimento e tendências
Podemos citar como principal diferença entre as duas é que a FSSC 22000 é reconhecida pelo Global Food Safety Initiative (GFSI), a organização que coordena e define o que cada certificação irá avaliar na indústria de alimentos. Desta forma, a norma FSSC 22000 se torna mais completa ao englobar requisitos da ISO 22000 e programas de pré-requisitos.
O programa de pré-requisitos tem base na ISO/TS 22002, e dá apoio aos seguintes setores:
• ISO/TS 22002-1: Produção de alimentos;
• ISO/TS 22002-2: Serviços de alimentação;
• ISO/TS 22002-3: Agricultura;
• ISO/TS 22002-4: Produção de embalagens para alimentos;
• ISO/TS 22002-5: Transporte e armazenamento;
• ISO/TS 22002-6: Ração animal.
Já a ISO 22000, apesar de ser certificável, não é reconhecida pelo GFSI. Criada em 2005, ela foi elaborada com a mesma estrutura da ISO 9001, mas desenvolvida para o setor de alimentos e bebidas, incluindo requisitos para desenvolvimento de SGSA e a ferramenta APPCC.
Agora que você já conhece bastante sobre a FSSC 22000, deve estar se perguntando: “O que isso significa para o meu negócio?”. Confira logo abaixo.
Separei este para você ler mais tarde: Antibióticos em animais e qualidade do alimento;
Conforme dito no início deste texto, as duas certificações, ISO/FSSC 22000, não são obrigatórias. Porém, ter o seu negócio certificado mostra para o mercado nacional e internacional que sua empresa se preocupa com a segurança do alimento que será produzido e distribuído.
Aqui vão outros pontos positivos de ter a sua produção certificada:
Grandes empresas nacionais e internacionais da indústria de alimentos têm dado preferência a empresas que demonstram real preocupação com a segurança dos alimentos que produzem.
Quanto mais certificações o produtor/distribuidor possuir, maior a credibilidade perante, não apenas às grandes empresas, mas também ao consumidor final.
Em nosso texto sobre a Indústria 4.0 falamos sobre como o consumidor tem se mostrado atento às práticas realizadas pelas marcas que consome. Ter certificações que atestem que sua produção segue padrões de qualidade e segurança a nível internacional faz a diferença para aqueles que estão em seu país, e também faz com que consumidores estrangeiros vejam seu negócio com bons olhos.
A FSSC torna o processo de produção dos alimentos mais seguro, com padrões robustos e reconhecidos internacionalmente e também otimiza a produção, pois através da auditoria FSSC 2200 combinada com a ISO 9001, todo o processo é avaliado nos mínimos detalhes.
Sendo assim, é possível a identificação de quaisquer gargalos que eventualmente tornem a produção mais lenta e ofereçam riscos a médio e longo prazo.
Um processo produtivo otimizado significa que a equipe tem maior conhecimento do todo, o que faz com que a comunicação interna seja mais eficiente.
Ao se comunicar internamente de forma eficaz, os colaboradores produzem o produto desejado e esperado para os seus clientes e consumidores, gerando mais confiança em todos os elos da cadeia.
Neste texto eu falei sobre a FSSC 22000, mas também sobre a ISO 22000 e você deve estar se perguntando: “Qual certificação eu devo obter?”. Bem, a escolha vai depender do tipo de negócio que você possui, da proposta idealizada e do relacionamento que a sua empresa tem com seus clientes.
Ambas são válidas, nacional e internacionalmente, e irão trazer muitos benefícios para a sua produção. O importante é ter seu negócio certificado para se manter em boa posição no mercado, produzindo com segurança e eficiência.
Saiba mais sobre como obter a certificação FSSC 22000 no site da organização.
Caso queira conferir mais conteúdos desenvolvido pelo nosso time de especialistas, aqui seguem duas dicas dos dois blogposts mais acessados do nosso site:
1 - Defensivos agrícolas naturais;
2 - Regulamentações vigentes para análise de resíduos em alimentos.
Até a próxima!