Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

O milho vem obtendo destaque ao longo dos anos, cuja produção mundial chegou a 1,05 bilhão de toneladas no ano e safra 2019/20. No Brasil, o milho está em 7° colocado no ranking das principais commodities produzidas, com saldo das exportações brasileiras em US$6,89 bilhões em 2020. A produção brasileira conta com duas safras de milho, sendo a primeira safra de verão e a segunda safra de inverno, também conhecida como safrinha, que ocorre após a colheita da soja.

 

A produção mundial de milho é destinada, em sua maioria, ao segmento de ração animal, seguido de biocombustíveis e indústria de alimentos para consumo humano. Um dos cuidados que deve ser tomado com o milho é em relação às aflatoxinas, uma micotoxina produzida por fungos, que afeta a qualidade dos grãos de milho e de seus produtos derivados, cuja ingestão de alimentos contaminados pode causar risco à saúde humana e animal. Desta forma, é necessária a realização de análises para a possível detecção de resíduos de aflatoxinas.

 

Saiba mais sobre aflatoxinas em:

• O que são aflatoxinas? 

 

Teste ELISA e outras técnicas de rastreamento

Para a realização destas análises, existem diversos métodos de detecção por técnicas físico-químicas e biológicas, dentre eles, o método por imunoensaio ELISA.

 

O ensaio técnico ELISA, termo em inglês (Enzyme Linked Immuno-Sorbent Assay) ou ensaio imunoenzimático em suporte sólido, é baseado na interação entre anticorpo e antígeno (aflatoxina) contendo duas etapas:

 

A primeira promove a reação entre anticorpo e antígeno;

A 2ª  revela a reação de hidrólise enzimática ocorrida. 

 

Por ser um teste rápido disponível na forma de “KIT”, é muito utilizado para rastreamento como testes qualitativos, embora muitos destes possam ser utilizados também para testes quantitativos, cujas concentrações já são pré-estabelecidas.

 

Outros métodos em laboratório utilizam a técnica de cromatografia líquida de alta pressão (HPLC) com detectores específicos como o de fluorescência, que permite maior sensibilidade e precisão analítica. No entanto, os métodos que utilizam a técnica de cromatografia líquida de alta pressão acoplada a triplo espectrômetro de massas (LC-MS/MS), além de terem maior sensibilidade e precisão, são técnicas consideradas confirmatórias, o que evita a possibilidade de determinação de “falso-positivo” ou “falso negativo”, sendo a mais recomendada para a quantificação com alta precisão.

 

Amostragem de grãos de milho: Etapa essencial

Para a realização destas análises se faz necessária a amostragem, que tem relevante importância para a determinação de um resultado analítico. Com o objetivo de obter uma porção representativa das características do lote, a amostragem é uma etapa essencial para a comercialização e armazenamento seguro dos grãos, e deve ser realizada após a colheita, no recebimento da carga ou durante o seu armazenamento, sendo que nesta última podem ocorrer maiores alterações de umidade e temperatura, podendo promover um crescimento e proliferação das aflatoxinas.

 

Como o fungo se prolifera em colônias de maneira desuniforme no local de armazenamento, a determinação exata da concentração de aflatoxinas é muito difícil de ser realizada. Sendo assim, a amostragem de grãos de milho precisa representar o lote total, indicando a qualidade deles.

 

Importância do cuidado com as amostras

Essa etapa é a que mais pode apresentar erros, portanto, são necessários cuidados, como retirar várias amostras elementares do lote que somadas formam a amostra composta. Estas amostras elementares são retiradas dos mais diversos locais de armazenagem de grãos, como por exemplo: navios, containers, trens, caminhões, sacos, silos, armazéns, linhas de produção, entre outros. Após a coleta, são somadas e seguem para a moagem, depois passam pela redução e por fim, a amostra é encaminhada aos laboratórios.

 

Concluímos que, para a análise de aflatoxinas em grãos de milho apresentar resultados representativos e confiáveis, a etapa da amostragem é de grande importância em relação a outros tipos de amostragem, uma vez que as aflatoxinas estão distribuídas de maneira desigual, dificultando a obtenção de uma amostra representativa, o que pode gerar erros nos resultados.

 

Por isso, é imprescindível a realização dessas análises em milho devido ao seu destino final ser para o consumo humano e animal, com técnicas de análises confiáveis.

 

Siga a Agrosafety nas redes sociais:

Facebook /Instagram /LinkedIn.


Continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre análises ambientais!

Lorena Caroline
Leia também