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Nós já falamos sobre inovação e sustentabilidade no agronegócio por aqui e sobre o despertar da conscientização da sociedade brasileira na década de 80 quanto à necessidade de preservação ambiental. Porém, existe um fator atual importante que muitas empresas já estão aplicando para se diferenciarem no mercado. Estamos falando do ESG (Environmental, Social and Governance, em inglês, ou Ambiental, Social e Governança, em português).
ESG veio para mostrar que, tão importante quanto obter sucesso financeiro, uma empresa precisa se atentar a estes três pilares: Ambiental, Social e Governança.
Mas afinal, o que é ESG e como uma empresa pode se destacar no mercado ao medir direcionadores ambientais, sociais e de governança?
Continue a leitura para saber mais sobre:
• Origem e objetivo da sigla ESG;
• O que cada letra significa;
• Transparência x Greenwashing;
• ESG e o agronegócio.
Vista pela primeira vez na conferência Who Cares Wins de 2004 (Quem se importa, ganha, em tradução livre), a sigla é o resultado de uma ação da Organização das Nações Unidas (ONU) que reuniu instituições financeiras, investidores institucionais, consultores globais, e órgãos governamentais e reguladores para que pudessem examinar direcionadores de valor ambiental, social e de governança.
Os direcionadores que compõem a sigla ESG visam:
• Minimizar os impactos das empresas sobre o meio ambiente;
• Ajudar na construção de uma sociedade mais responsável, e;
• Melhorar processos administrativos.
Outro ponto importante é que as empresas que optarem por implementar as práticas ESG podem reforçar a avaliação de seu cenário de sustentabilidade com questões ambientais, sociais e de governança, as diretrizes da sigla.
Leia também:
• Regulamentações vigentes para análise de resíduos em alimentos.
Traduzida para Ambiental em português, a letra está relacionada ao impacto ambiental das ações da empresa. São eles:
• Emissões de Carbono (CO2), Metano (CH4) e Óxido Nitroso (N2O), responsáveis pelo efeito estufa;
• Gestão de resíduos;
• Gestão de energia, com métodos mais sustentáveis;
• Diminuição do desmatamento;
• Conservação do solo e da biodiversidade;
• Gestão de recursos hídricos para evitar a escassez de água.
Aqui são abordadas questões que envolvem as pessoas atingidas diretamente pela empresa, como clientes, colaboradores e fornecedores. São questões sociais:
• Engajamento dos funcionários;
• Relacionamento com a comunidade na qual a empresa está inserida;
• Privacidade dos dados e da privacidade dos clientes (LGPD);
• Acessibilidade;
• Direitos Humanos;
• Diversidade e igualdade de gêneros.
Governança em português. A letra trata da administração da empresa, e como ela pode se destacar com boas práticas de governança corporativa. Alguns pontos são:
• Composição do Conselho;
• Gestão sistêmica de riscos;
• Conduta corporativa;
• Remuneração dos funcionários executivos;
• Transparência no repasse de informações para stakeholders e evitar o greenwashing;
• Busca da melhoria contínua para melhores resultados.
Leia mais sobre ESG em:
• ESG no setor agroalimentar.
Citada em Governança, a transparência se refere ao repasse de informações verdadeiras para stakeholders (que são impactados pelas ações da empresa). Sendo assim, ao implementar ESG em sua empresa, é necessário que se divulgue o que realmente está sendo feito e os resultados reais das ações implementadas.
É aí que entra o greenwashing, termo em inglês usado para descrever empresas que divulgam falsas informações sobre suas ações para a comunidade na qual está inserida. Se a empresa não diminuir a emissão de gases de efeito estufa, ela não cria medidas para reduzir o desmatamento, nem se relaciona bem com a comunidade, mas divulga que está fazendo tudo isso, ela está praticando greenwashing.
Ao divulgar fatos irreais, mais cedo ou mais tarde, seus stakeholders saberão e a imagem da empresa será prejudicada. Sendo assim, é importante planejar e definir metas alcançáveis para aplicação dos pilares ESG.
Agora, como a sigla ESG se encaixa no agronegócio?
De acordo com a pesquisa Projeções do Agronegócio, feita pelo Ministério da Agricultura, a produção agrícola brasileira deve crescer em 27% até 2030 e para que o Brasil se mantenha na liderança global de produção e exportação de matérias-primas, é importante que produtores e distribuidores apliquem as diretrizes ESG.
Outro fator apontado na Pesquisa Anual Global de CEOs 2021 da PwC é que 47% dos líderes brasileiros do agronegócio defendem a necessidade de maior divulgação do impacto ambiental que suas empresas exercem.
Através da aplicação das práticas ESG, a empresa exportadora passa mais credibilidade e segurança para as importadoras, gera um ambiente de trabalho justo e acolhedor para seus colaboradores, e ajuda a construir uma sociedade mais segura.
Saiba mais sobre como as análises de resíduos de contaminantes químicos podem ajudar na implementação ESG da sua empresa.
Até a próxima!