Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Em nosso texto sobre a indústria 4.0 e o impacto desta revolução industrial na produção de alimentos, nós falamos sobre as tendências e tecnologias que têm, de diversas formas, otimizado o processo produtivo. 

 

Internet das coisas (IoT), inteligência artificial e Big Data, por exemplo, são algumas das tendências que permitem que profissionais da indústria produzam com maior eficiência e precisão. E naturalmente, essas tendências se estenderam ao agronegócio, dando origem à agricultura 4.0. 

 

Mas o que é, de fato, a agricultura 4.0 e qual o impacto dessa evolução tecnológica na produção de culturas nas lavouras? É o que vamos abordar no texto desta semana. Vamos lá? 

 

Leia também

• Indústria de alimentos: crescimento e tendências

 

O que é a agricultura 4.0?

A agricultura 4.0, também chamada de digital, é o nome dado à quarta revolução do agronegócio. Esta revolução leva este nome por ser um conjunto de ferramentas digitais que, ao serem utilizadas de forma conjunta, dão ao agricultor maior autonomia sobre a lavoura, desde o pré-plantio à colheita.

 

Prática que vem crescendo desde os anos 2000, um dos objetivos da agricultura digital é o aumento da produção da lavoura sem a necessidade de se utilizar mais terreno.

 

A utilização de dados sobre o terreno, cultura e clima, por exemplo, possibilita o aumento da produtividade e das safras, além do plantio mais eficiente e sustentável, reduzindo desperdício de recursos naturais e químicos. 

 

A agricultura 4.0, ou agricultura digital, já é uma realidade na vida de muitos produtores rurais e suas ferramentas oferecem muitos benefícios para a produção de culturas.

 

Além das que já são utilizadas na indústria, existem aquelas que beneficiam diretamente a produção de alimentos no campo. Vamos ver mais sobre algumas ferramentas.  

 

Já que falamos de plantio sustentável, separei nosso texto sobre ESG para você ler mais tarde. Nele explicamos o que é esta sigla e quais os benefícios da aplicação de seus pilares, tanto para a indústria quanto para o meio-ambiente e a sociedade. 

 

O que você precisa saber sobre ESG

 

Ferramentas da agricultura 4.0

Atualmente o produtor rural pode contar com diversas ferramentas no dia a dia na lavoura, e uma delas está, literalmente, na palma de sua mão.

 

A evolução tecnológica no agronegócio tornou possível realizar o controle das operações no campo através de um aplicativo no celular, o que inclui fazer a gestão da quantidade de defensivos aplicados, quando foram feitas as aplicações e as datas das próximas, e em quais culturas elas foram feitas.

 

Aplicativos e plataformas digitais também possibilitam a documentação e geração de relatório com mais facilidade, otimizando a rotina dos lavradores e administradores das lavouras. 

 

Outra ferramenta que faz parte da realidade de muitos produtores é o drone. Estes equipamentos são utilizados para realizar a topografia e o monitoramento do terreno, aplicação de agroquímicos e agentes biológicos, e o acompanhamento pós-plantio. 

 

A utilização de drones na agricultura tem otimizado cada vez mais a vida dos produtores rurais nas produções agrícolas.

 

Desta forma, o produtor rural tem a dimensão exata da realidade do terreno e consegue realizar as aplicações de produtos de forma precisa.

 

O produtor também pode contar com a visão computacional. Através dessa tecnologia é possível localizar e combater ervas daninhas em tempo hábil.

 

Combinada com inteligência artificial, é possível saber exatamente qual é a planta daninha que está ameaçando as culturas e como combatê-la com precisão. 

 

Além das tecnologias apresentadas, que são de uso direto no campo, o agricultor pode contar com as agrotechs. São empresas especializadas em tecnologia para o agronegócio, como por exemplo, o desenvolvimento de algoritmos que são utilizados para a criação de zonas de manejo e melhoria das taxas de aplicação de defensivos agrícolas. 

 

As vantagens de modernizar a produção vai além da otimização do processo produtivo. Vamos ver mais alguns pontos positivos da agricultura digital. 

 

Utilize as ferramentas da qualidade em conjunto com as já mencionadas da agricultura digital. Saiba mais sobre elas no texto abaixo:

 

O que é Qualidade?

 

Vantagens da agricultura digital

Com a constante expansão do agronegócio, o surgimento de empresas que desenvolvem tecnologias para a agricultura não para. E com esse crescimento no aumento de produção de equipamentos e tecnologias, surge a necessidade de novas especializações e também a criação de treinamentos para utilização dessas ferramentas no cotidiano do agricultor.

 

Sendo assim, são gerados mais empregos e oportunidades para profissionais do setor agropecuário. 

 

Agora, falando das operações no campo, o produtor tem maior precisão no monitoramento das culturas, e assim consegue atender às altas demandas do mercado sem perder a qualidade. 

 

A tecnologia mudou a realidade do agronegócio brasileiro de tal forma que nos colocou como o terceiro maior produtor de alimentos do mundo, atrás somente da China e dos Estados Unidos. 

 

O agronegócio, antes conhecido por grandes máquinas e grande parte de trabalho braçal, hoje, segundo a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), possui cerca de 67% dos empreendimentos agrícolas atuando com algum tipo de tecnologia. 

 

Esse número nos mostra que, ao contrário do que se pensa, a evolução para 4.0 não é um passo exclusivo de grandes produções agrícolas, e que cada uma a seu modo, de acordo com sua realidade, não só pode como deve aderir à utilização de ferramentas digitais no cotidiano. 

 

Seja com drones ou plataformas digitais, modernizar seus processos eleva sua produção a um outro patamar, pois oferecer alimentos seguros para seu cliente final significa oferecer segurança para toda a cadeia produtiva. 

 

Leia também:

Indústria de alimentos: crescimento e tendências

Diretrizes das BPFs

 

Para maior garantia de um alimento seguro o produtor pode contar com laboratórios para análise de resíduos de defensivos agrícolas e também análises microbiológicas.

 

Esse monitoramento é importante para garantir que os alimentos estejam livres de contaminação de microrganismos e de resíduos de pesticidas e até mesmo medicamentos veterinários

 

A Agrosafety auxilia o produtor rural no monitoramento de resíduos de agroquímicos, permitindo maior conhecimento do processo e garantindo a segurança da cadeia produtiva. 

 

Fale com nossa equipe de especialistas e produza com segurança! 

 

Até a próxima!

Glauco Damasceno
Leia também