Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

A turbidez pode ser definida como a medida da resistência da água em relação a passagem de um feixe de luz. Essa dificuldade encontrada pela luz em transpor a água é causada principalmente pela presença de partículas, como detritos, areia, algas entre outros, em suspensão, ou seja, partículas que não se dissolvem na água, formando assim uma mistura heterogênea.

 

Considerado por muitos um parâmetro estético para o controle de qualidade da água, uma vez que se encontra diretamente relacionado à aceitabilidade comercial da água, a turbidez da água não se restringe unicamente a isso.

 

Continue a leitura para saber mais sobre:

 

Descarte incorreto de resíduos e a eutrofização

Medição da turbidez e unidade de medida

Exigências da legislação


Siga a Agrosafety nas redes sociais: Facebook /YouTube /Instagram /LinkedIn

 

Descarte incorreto de resíduos e a eutrofização

Uma vez que se identifica a presença de partículas em suspensão, é preciso preocupar-se com o perigo de contaminação por diversos fatores, e aqui podemos destacar a proliferação de microrganismos como algas e cianobactérias.

 

Em ambientes onde há o descarte de efluentes (resíduos industriais descartados em rios e lagos) é frequente o surgimento de um fenômeno chamado de eutrofização, que está diretamente ligado à turbidez da água. 

 

A eutrofização nada mais é do que o fenômeno causado pelo aumento de matéria orgânica presente na água. Uma vez que os microrganismos como algas e cianobactérias possuem mais acesso a nutrientes, a tendência natural é que ocorra sua imediata proliferação.

 

A principal característica da eutrofização é justamente a presença de uma água muito turva e de coloração esverdeada.

 

Esses microrganismos são conhecidos por produzirem toxinas que, em certas quantidades, podem ser letais para seres humanos e animais, como as neurotoxinas por exemplo.

 

Essas toxinas acarretam diversos problemas ambientais, podendo comprometer a saúde humana e também toda fauna presente nas imediações, e por esse motivo, precisa ser prevenida.

 

Em relação ao tratamento de água para o consumo humano, a medição de turbidez pode ser considerada uma poderosa aliada pois pode ser utilizada não somente como um indicativo de potabilidade, mas também um indicador de possíveis problemas ambientais, como o descarte irregular de efluentes, erosão do solo ou contaminação de lençóis freáticos. Mas como é feita essa medição? 

 

Separei para você ler mais tarde:

Legislação de água subterrânea para uso na agricultura irrigada

 

Medição da turbidez e unidade de medida

Para a realização da mediação é utilizado um aparelho chamado turbidímetro, que tem como princípio de funcionamento a emissão de um feixe de luz que incidirá sobre a amostra e será refletido de volta para o sensor do equipamento.

 

Sendo assim, a medição se dá pela comparação entre o que foi emitido pelo equipamento e o que foi recebido de volta pelo sensor.

 

Existem diversas unidades de medida para a turbidez da água, que podem variar de acordo com o princípio de funcionamento do equipamento e principalmente de acordo com o ângulo de emissão do feixe de luz incidente na amostra.

 

Entretanto, grande parte dos métodos de medição baseiam-se na utilização de uma substância como padrão primário, chamada formazina, fazendo com que todos apresentem os mesmos valores, independentemente de sua unidade.

 

Dentre as unidades mais conhecidas e utilizadas, encontra-se a NTU, sigla que provém do inglês Nephelometric Turbidity Unit.

 

A Unidade de Turbidez Nefelométrica (em sua forma genérica conhecida como UT) é largamente utilizada por equipamentos cujo princípio de funcionamento baseia-se em feixes de luz incidentes com ângulo de 90º em relação a amostra.

 

Fale com nossa equipe de especialistas sobre análise de água para a indústria de alimentos!

 

Exigências da legislação

A legislação vigente que dispõe sobre os padrões de potabilidade de água para o consumo humano e consequentemente sobre os parâmetros e valores em relação a turbidez de água é a Portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021.

 

Segundo a portaria publicada pelo Ministério da Saúde, a água deve atender às seguintes exigências quanto a sua turbidez:

 

0,5 unidades de Turbidez (uT) para tratamentos de filtração rápida (tratamento completo ou filtração direta);

0,1 uT para tratamentos de filtração com membrana;

1,0 uT para tratamentos com filtração lenta;

1,0 uT para tratamentos de pós-desinfecção (para águas subterrâneas);

 

A medição dos níveis de turbidez é uma ferramenta de grande importância para determinação da potabilidade e garantia de qualidade da água, a segurança do alimento, e o cumprimento das legislações vigentes voltadas para a água. 

 

A eutrofização é apenas um exemplo da importância da medição dos níveis de turbidez, por isso, analisar e monitorar a turbidez da água é um trabalho indispensável para o sucesso da sua produção. 


Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para saber mais sobre qualidade da água e produção com segurança!

Ernesto Vaughn
Leia também