Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Nascida em 1997 com o nome EUREPGAP, a marca GLOBALG.A.P. foi desenvolvida pela FoodPLUS GmbH em Colônia, na Alemanha, em colaboração com produtores, varejistas e stakeholders da indústria de alimentos.

 

Com o objetivo de desenvolver soluções de garantia para a produção de alimentos em fazendas, essas soluções incluem uma série de padrões que garantem a segurança da produção, da sociedade e também garantem responsabilidade ambiental. 

 

O padrão GLOBALG.A.P. mais utilizado é o Integrated Farm Assurance (IFA), ou Garantia Agrícola Integrada, em português, e é aplicado para a produção de frutas e legumes, na aquicultura,floricultura, pecuária, dentre outros.

 

Ter a produção certificada pela marca pode ser um desejo do próprio produtor ou do mercado de alimentos. Quer entender o porquê? Continue a leitura para saber o que é esta certificação, e como obtê-la! 

 

Salve para ler depois: 

Indústria 4.0

O que é Qualidade? 

 

O que é a certificação GLOBALG.A.P.?

Primeiro, vamos entender o nome: Global se refere ao mundo, e G.A.P. é uma sigla em inglês, que significa: Good Agricultural Practices, ou Boas Práticas Agrícolas, em português.

 

A certificação GLOBALG.A.P. é conhecida, como o nome já sugere, mundialmente e além de mostrar para o mercado que a sua produção está dentro dos parâmetros exigidos pelas legislações, que as BPAs estão em dia e que você oferece produtos seguros e saudáveis, ter a certificação te possibilita distribuir seus produtos para dentro do país e também expandir seu negócio através da exportação. 

 

É uma certificação que eleva o valor do seu produto e da sua marca, pois leva mais confiança para os seus clientes, atrai novos, aumenta a eficiência da gestão da sua empresa e dos seus processos de produção, e eleva a reputação da sua marca a nível global. 

 

Agora vamos ver alguns dos passos para obter esta certificação! 

 

Assista nosso webinar sobre qualidade da água e certificação GLOBALG.A.P.

 

Passo a passo geral da certificação GLOBALG.A.P.

No site do GLOBALG.A.P. você encontra a lista de documentos necessários do processo de certificação para baixar. 

 

Em seguida, veja neste mesmo site quais as organizações acreditadas a realizarem a certificação e, por fim  escolha a que melhor te atender para obter seu número GLOBALG.A.P. (GNN). 

 

Documentos e GNN obtidos, é hora de fazer uma autoavaliação. Aqui você vai utilizar a lista de verificação para corrigir pontos que não estão sendo cumpridos. Você pode contar com a ajuda de um GLOBALG.A.P registered trainer licenciado para te dar a assistência necessária para os preparativos da auditoria. Você encontra uma lista de consultores licenciados aqui.

 

Feito isto, agora é hora de marcar uma reunião com a organização escolhida no tópico 2 para a realização da inspeção no local avaliado. 

 

Então, com todos os requisitos cumpridos, você receberá um certificado do Referencial Sistema Integrado de Garantia da Produção GLOBALG.A.P., e é importante ressaltar que a validade do certificado é de um ano. 

 

Conforme dito no título deste tópico, estes são os passos gerais descritos no próprio site da marca. Dentro de cada passo existe uma série de providências que deverão ser seguidas para a obtenção do certificado. 

 

É um processo que, apesar de trabalhoso, leva inúmeros benefícios para o seu negócio, e contribui para a segurança do alimento a nível global. 

 

Até a próxima! 

 

Leia também: 

Transporte e armazenamento de FLVs

Diretrizes das BPFs

 

Glauco Damasceno
Leia também