Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Existem inúmeras maneiras de se produzir alimentos saudáveis de forma sustentável. E quando falamos em sustentabilidade no agronegócio, além do descarte correto de embalagens de agroquímicos e LMR de medicamentos, agricultura regenerativa, também falamos sobre adubação verde. 

 

A adubação verde traz diversos benefícios para a produção, em especial para o solo, e pode ser vista como uma boa alternativa em casos de crise dos fertilizantes no Brasil, como uma forma de manter a produção em andamento. 

 

Mas primeiro, vamos entender o que é esta prática e depois quais os benefícios que ela oferece para a produção rural. 

 

Leia depois:

Entenda como o PARA realiza a análise de resíduos

Regulamentações vigentes para análise de resíduos em alimentos

 

O que é adubação verde?

Ela consiste na utilização de plantas como adubo orgânico. Na adubação verde são utilizados tipos específicos de plantas, como leguminosas e gramíneas.

 

Existem espécies de leguminosas que são capazes de se associar a bactérias fixadoras de nitrogênio no ar, e automaticamente transferem para as plantas. 

 

Essas mesmas leguminosas também estimulam o crescimento de fungos micorrízicos, que aumentam a capacidade de absorção de água e nutrientes das plantas através de suas raízes. 

 

Mais absorção de água e nutrientes e a transferência de nitrogênio para as plantas são dois dos muitos benefícios da adubação verde. Continue a leitura para ver mais benefícios desta prática! 

 

O que você sabe sobre ESG no setor agroalimentar? Separei este texto para você ler depois.

 

Benefícios da adubação verde

Este tipo de adubação beneficia todos os elos da cadeia produtiva, pois impacta diretamente no solo. Veja como:

 

Revitalização do solo danificado

A adubação verde proporciona melhorias físicas, químicas e biológicas do solo, revitalizando o solo degradado. Essas melhorias mantêm protegidas as áreas que estão em boas condições e evitam erosões.

 

As leguminosas também tornam o solo mais fértil, ao aumentar o nível de matéria orgânica e tornar disponíveis nutrientes para as culturas. 

 

Solo com maior armazenamento de água

A utilização das leguminosas corretas gera um aumento na porosidade do solo, que se torna mais esponjoso, e com isso, capaz de absorver mais água e transmitir nutrientes para as culturas, melhorando seu desenvolvimento.

 

Diminuição de plantas daninhas

Leguminosas e gramíneas possuem inimigos naturais e a sua utilização como adubo atrai estes inimigos para si, poupando a cultura que será comercializada. 

 

Siga a Agrosafety nas redes sociais

Facebook Instagram LinkedIn

 

Diminuição no uso de defensivos

Além da atração de inimigos naturais, a adubação verde pode ser utilizada no combate às pragas. Um exemplo é a aveia-branca, que é um tipo de gramínea, e pode ser utilizada no combate ao mofo branco e à podridão radicular. 

 

Gramíneas como milheto, por exemplo, possuem a capacidade de reciclar os nutrientes do solo. E por terem uma decomposição mais lenta que as leguminosas, mantém sua cobertura no solo por mais tempo, garantindo mais água e mais equilíbrio de nutrientes, tornando-o mais produtivo.

 

Utilizar adubos orgânicos pode pouco a pouco reduzir a necessidade da utilização de defensivos químicos, e consequentemente, abrir portas para novos clientes, desde distribuidores a consumidores finais, que cada vez mais buscam produtos livres de fitossanitários. 

 

A adubação verde tem ligação direta com a produção sustentável, e com o desejo do consumidor por produtos produzidos sem a utilização de defensivos. 

 

Leia também nosso texto sobre a evolução da indústria de alimentos, e saiba quais tecnologias podem te auxiliar na produção de alimentos. 

Indústria 4.0 e o impacto tecnológico na produção de alimentos

 

Adubação verde e sustentabilidade

Os consumidores cada vez mais prezam por empresas que produzem de forma sustentável e preocupadas em garantir a qualidade não só do alimento, mas também do meio-ambiente onde se localizam e de onde retiram os recursos para produzir.

 

Ao utilizar leguminosas e gramíneas, o produtor pode encontrar uma forma de equilibrar a utilização de agroquímicos e adubação, tornando sua produção mais sustentável, sem perder a qualidade, ou comprometer o solo, a fauna e a flora locais.

 

E assim como a utilização de defensivos químicos ou naturais, é preciso estudar quais plantas são ideais para o tipo de solo e clima da sua produção, para que a aplicação seja eficaz e realizar sua aplicação corretamente. 

 

Como falamos sobre produção sustentável sem perder a qualidade, separei um texto que fala sobre o que é qualidade e as ferramentas que o produtor e a indústria podem usar para produzir cada vez melhor. 

 

Confira:

• O que é Qualidade?

 

Até a próxima!

Glauco Damasceno
Leia também