Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

A tecnologia no agronegócio facilita a vida do produtor, isso é fato. Cada vez mais o planejamento de safra, o controle de aplicação de defensivos agrícolas, o acompanhamento geral da produção, dentre outros processos, são otimizados e dão mais qualidade ao processo produtivo como um todo.  

 

Inovações como a logística reversa trazida pelo inpEV e a prática de tríplice lavagem, descrita na NBR 13.968 da ABNT, ajudam a tornar o processo produtivo mais seguro, não apenas para a empresa e os colaboradores, mas também para o meio-ambiente em que ela está inserida. 

 

Porém, mesmo com toda a praticidade oferecida pela tecnologia e as inovações que já existem e as que continuam surgindo, é preciso muita atenção durante todos os processos. Em especial, a aplicação de defensivos merece atenção redobrada, pois cada detalhe impacta diretamente no resultado final. 

 

Ao mesmo tempo em que são utilizados para combater pragas, doenças e aumentar a produtividade das culturas no campo, os defensivos podem causar danos à saúde da população e envolvidos na produção.

 

Além disso, podem provocar perdas financeiras para a empresa, caso mal aplicados. 

 

No texto desta semana vamos trazer alguns pontos importantes sobre a forma correta de se aplicar defensivos agrícolas, apontados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa). 

 

Já que o assunto é aplicação de defensivos, separei nosso texto sobre fatores que tornam resíduos de pesticidas presentes no meio-ambiente. Que tal salvar para ler depois? 


Seis fatores que tornam resíduos de pesticidas presentes no meio-ambiente

 

Principais pontos de atenção para aplicar defensivos corretamente

Vamos começar com um ponto bastante importante:

 

Capacitação de quem aplica

Antes de realizar a aplicação dos agroquímicos nas culturas, é importante que os lavradores e responsáveis pelo processo saibam como realizá-lo. 

 

Os aplicadores precisam conhecer os produtos que serão utilizados na lavoura, bem como sua classe toxicológica, o modo de aplicação e quantidade de doses que devem ser aplicadas, dentre outras orientações.

 

A aplicação incorreta, seja em questão de quantidade quanto em questão de aplicar um defensivo de um tipo de praga /cultura em outra diferente, compromete a qualidade do processo. 

 

Também é preciso conhecer os equipamentos que serão utilizados para a tarefa e saber como limpar, calibrar e manipular cada ferramenta, para que a aplicação seja feita corretamente. 

 

De acordo com a Embrapa Uva e Vinho, deve-se:

Examinar os bicos dos equipamentos de forma individual, verificando se estão bem higienizados para garantir a distribuição uniforme dos produtos;

Verificar a pressão dos bicos, a dosagem, a diluição, a agitação, e se existe necessidade de se adicionar adjuvantes ao produto;

Verificar o volume de calda que será aplicado;

Tamanho das gotas.

 

Ainda sobre os bicos das ferramentas, deve-se ter bastante cuidado com os processos de higienização. Recomenda-se não utilizar objetos cortantes ou perfurantes na limpeza. A limpeza pode ser feita utilizando uma escova de dentes comum. 

 

Caso o lavrador tenha dúvidas quanto a utilização dos aparelhos ou sobre o tempo de aplicação e demais orientações da bula, é preciso alinhar os processos com o engenheiro agrônomo responsável pela produção. 

 

Utilizar defensivos registrados

Os agroquímicos utilizados na lavoura devem ser registrados pelos órgãos responsáveis por registros de defensivos agrícolas no país.

 

A utilização de produtos ilegais gera problemas para a plantação, para a saúde dos envolvidos,consumidores e problemas legais para a empresa. 

 

Você sabe o que significa ESG? Aqui você pode conferir nosso texto onde explicamos o que cada letra da sigla significa. Você também pode baixar o material sobre ESG, criado pela nossa parceira PariPassu. 

 

Atenção às condições climáticas

Dentro deste ponto vamos destacar dois fatores:

 

Direção e velocidade do vento

A aplicação dos defensivos na lavoura deve ser feita na direção do vento e não contra ele. Também é recomendado que não seja feita a aplicação quando houver ventos em velocidade acima de 10 km/h, para evitar que gotas e resíduos dos produtos químicos sejam levados pelo vento e contaminem produções vizinhas. 

 

Aplicação em dias de chuva

Alguns agroquímicos, como herbicidas, por exemplo, precisam de um tempo exato para surtir efeito sob a cultura e ao lavar as plantas a água da chuva retira todo o defensivo, tornando o processo ineficaz.

 

Portanto, em caso de chuva ou ameaça de chuva o recomendado é não realizar o procedimento. 

 

Além disso, em temperaturas muito altas, as moléculas dos defensivos evaporam mais rápido, o que dificulta a absorção por parte das plantas. Já em temperaturas muito baixas o metabolismo das plantas é reduzido, fator que faz com que as plantas não absorvam os defensivos da forma como deveriam. 

 

Siga a Agrosafety nas redes sociais:

Facebook Instagram LinkedIn YouTube

 

Vantagens da aplicação correta

A aplicação correta de defensivos agrícolas faz com que o tratamento seja seguro, eficaz, otimizado e também econômico. 

 

Tratamento seguro

Se torna um processo seguro pois evita a necessidade de novas aplicações em cima do mesmo produto, o que pode acabar passando dos Limites Máximos de Resíduos, para suprir a demanda perdida. 

 

Eficácia e otimização

Além disso, vantagens como eficácia e otimização são vistas quando os lavradores não precisam realizar o retrabalho da aplicação, podendo assim investir seus esforços em outras atividades da lavoura. 

 

Vantagem econômica

A vantagem econômica fala por si. Uma vez que os agroquímicos são aplicados corretamente, sem serem perdidos pelas chuvas ou pelos ventos, não existe a necessidade de aplicações fora do programado.

 

Dessa forma o produtor garante mais produto em estoque e pode concentrar suas finanças em melhorias para a produção. 

 

Leia também:

• Indústria de alimentos: crescimento e tendências

 

É interessante pensar que, ao proteger a sua lavoura, você está protegendo a lavoura do vizinho e se o vizinho está protegendo a própria lavoura, significa que ele está garantindo a segurança da sua também. 

 

Se atentar a prazos, condições climáticas e capacitação dos lavradores ajuda a evitar que os resíduos desses produtos químicos se espalhem e contaminem rios e prejudiquem fauna e flora terrestre e aquática. 

 

E para garantir que as culturas estejam dentro dos Limites Máximos de Resíduos permitidos, é importante que sejam feitas análises periódicas para determinar o quão seguro está aquele alimento. 

 

Nós da Agrosafety temos auxiliado o produtor rural com análises de resíduos de pesticidas em alimentos de origem animal e vegetal, e também validamos a qualidade dos defensivos. 

 

Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre a aplicação correta de defensivos. 

 

Até a próxima! 

Glauco Damasceno
Leia também