Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a utilização de hormônios no processo de criação de aves de corte, como frangos, é um grande mito. Não se sabe ao certo como a informação se originou, entretanto, quando olhamos o que diz a Instrução Normativa 17 de 18 de junho de 2014, vemos que é estritamente proibida a utilização de hormônios no processo de criação de quaisquer animais destinados à alimentação humana.

 

“Art. 1º Proibir a administração, por qualquer meio, na alimentação e produção de aves, de substâncias com efeitos tireostáticos, androgênicos, estrogênicos ou gestagênicos, bem como de substâncias agonistas, com a finalidade de estimular o crescimento e a eficiência alimentar.”

 

Porém, mesmo assim, de tempos em tempos surgem informações que sugerem o tratamento de frangos com hormônio, causando preocupação no consumidor, que começa a buscar novas opções no mercado. 

 

Continue a leitura para entender qual é a base utilizada para este argumento. 

 

Leia mais tarde:

Diretrizes das BPFs

PNCRC - A evolução do programa e do mercado

 

Frangos criados em granja x frangos caipiras

A existência de hormônios na criação destes animais é justificada pelo fato de que os frangos criados em avícolas apresentam um crescimento acelerado, quando comparado aos frangos criados artesanalmente, os famosos frangos caipiras.

 

Os frangos criados em granjas, geralmente atingem o peso e tamanho para abate em 42 dias, enquanto os frangos caipiras podem levar de 90 a 180 dias, até serem considerados prontos para o abate.

 

Quando se olha para estes dados, é normal se questionar quanto a grande diferença no tempo de crescimento, uma vez que o processo de criação em granjas se dá muito mais rápido, porém, nada têm a ver com hormônios. 

 

Existe, porém, o profissional cujo trabalho está diretamente relacionado com este crescimento diferenciado, que acontece na criação de frangos em granja. Você sabe de qual estamos falando?


Siga a Agrosafety nas redes sociais:

Facebook Instagram LinkedIn

 

Zootecnia na produção de frangos

Graças às pesquisas de desenvolvimento na área da zootecnia, que é o campo de estudo voltado à criação animal, o frango adquirido no açougue está livre de hormônios, porém carrega muita pesquisa e tecnologia. 

 

As aves se desenvolvem rapidamente quando submetidas a um controle de temperatura e luminosidade adequada, e a um ambiente livre de parasitas e outros organismos patológicos.

 

Além disso, para garantir que os frangos cresçam saudáveis e cheguem ao peso adequado, eles são tratados com rações mais nutritivas e preparadas especialmente para atender sua necessidade nutricional.

 

Quando vemos todas estas informações, fica claro que graças ao desenvolvimento tecnológico da pecuária, podemos contar com técnicas muito avançadas, que proporcionam condições excelentes para o melhor desenvolvimento de diversos animais, em especial o frango.

 

E se você trabalha com criação de frangos, tenha certeza de que os medicamentos administrados estejam dentro do prazo de validade, e que sejam aplicados de acordo com a bula, para evitar o acúmulo de resíduos de medicamentos no solo e na área habitada pelos animais. 

 

Saiba mais sobre o assunto em: Antibióticos em animais e qualidade do alimento.

 

Até a próxima! 

 

Leia também: 

Indústria de alimentos: crescimento e tendências

Regulamentações vigentes para análise de resíduos em alimentos 

Aline Mariano
Leia também