Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Qual a diferença entre Grãos, Sementes e Cereais?

 

Embora semelhantes, estes alimentos se dividem em grupos que possuem diferenças nas propriedades nutricionais e em sua produção.

 

Segue abaixo as principais:

 

Grãos:

 

É o produto resultante de uma colheita que se destina ao consumo que pode ser humano ou animal, ou ainda servir de matéria prima para a indústria.

Dentre os principais estão as leguminosas como a soja, feijão, ervilha, grão de bico e lentilha. Todos muito ricos em proteína vegetal, além de nutrientes.

Na indústria, podem ser processadas para a extração de óleo, em especial na soja e seu resíduo chamado de farelo, muito utilizado na produção de ração.

 

Sementes:

 

Refere-se a um organismo vivo; ou seja, em condições ideais podem ser germinadas e gerarem uma nova planta. Apresentam uma estrutura contendo 3 partes básicas como o embrião, reserva armazenada e envoltório que quando encontram um ambiente favorável, absorvem água, aumentam de tamanho o que causa o rompimento do envoltório e o início da germinação.

Como exemplos temos as sementes de gergelim, abóbora, chia, linhaça, girassol, dentre outras. Todas muito rica em fibras, vitaminas, ácidos graxos e

gorduras boas (ômega 3, 6 e 9).

 

Cereais:

 

Pertencem a um tipo específico de planta, as gramíneas cultivadas por seus frutos comestíveis; sendo assim, representam um tipo de planta como o milho, o trigo, arroz, aveia dentre outros.

No entanto, nem toda gramínea é um cereal, como o caso da cana-de açúcar.

Quando falamos de cereal, estamos falando de toda a planta.

 

De forma sucinta:

Grão é a semente que o Cereal produz depois de colhido e Cemente é o Grão que o Cereal produz antes de germinar.

 

Como resultante de processo para fins comerciais temos os cereais na forma de flocos (prensagem), farinha (moagem do grão ou semente sem a casca) ou farelo (moagem do grão ou semente com a casca).

Como devo fazer para analisar resíduos e contaminantes de grãos, sementes ou cereais?

A Agrosafety, tem como missão promover a segurança alimentar, fornecendo serviços de análises de resíduos e contaminantes químicos; para isto, conta com uma equipe de consultores que visam promover o entendimento dos principais riscos à saúde alimentar, legislações vigentes e orientar nossos clientes no que devem fazer para terem um alimento sem risco.

 

Fale com nossos especialistas e conheça nossos serviços.

 

Clique aqui e entre em contato com a gente! 

 

Caso tenha apreciado nosso conteúdo, siga-nos no Instagram para se manter atualizado com materiais exclusivos.

 

 

Leia também