Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Quando falamos em segurança de alimentos (termo traduzido do inglês “Food Safety”), falamos sobre práticas de segurança que estão inclusas nas boas práticas de gestão da qualidade. 

 

Esse conjunto de práticas auxilia o produtor e a indústria a produzirem alimentos livre de microrganismos, resíduos de pesticidas e quaisquer contaminantes que possam comprometer a saúde do alimento e do consumidor.  

 

Existem variadas certificações de qualidade que por exigências do mercado nacional e internacional, acabam se tornando obrigatórias, e quem coordena e define o que cada certificação irá avaliar é o Global Food Safety Initiative (GFSI).

 

O objetivo da organização é auxiliar empresas que realizam as práticas de segurança e que querem se destacar no mercado brasileiro e exterior. O GFSI é uma instituição formada por grandes empresas, e por isso, a validação sobre a norma que será utilizada possui maior peso e relevância.  

 

Se você planeja exportar os seus produtos, continue a leitura, pois o mercado internacional é bastante exigente em relação a certificações. Seguir apenas as orientações das legislações nacionais como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) não será suficiente para o seu projeto. 

 

Leia mais tarde:

Regulamentações vigentes para análise de resíduos em alimentos

PNCRC - A evolução do programa e do mercado

 

Conheça as certificações de qualidade

As certificações possuem ações parecidas, sofrendo pequenas alterações em determinados passos, porém, com o mesmo objetivo: garantir um alimento seguro. Sendo assim, vamos citar algumas delas. 

 

Vamos para a primeira:

 

FSSC 22000 – Food Safety System Certi­fication

Essa certificação é uma das mais conhecidas e utilizadas no comércio internacional, e também é a mais utilizada no Brasil. A FSSC 22000 se baseia nas normas ISO 22000 e ISO/TS 22002-1.

 

Ela aborda os pré-requisitos da segurança alimentar voltados para a indústria de alimentos, ingredientes e embalagens. Seu foco é avaliar e certificar os sistemas de gestão de segurança de alimentos. 

 

Certificação de Orgânicos

Existe uma série de práticas que devem ser adotadas quando falamos em produção de orgânicos. O artigo 2º da Lei 10.831/2003 diz que:

 

“Considera-se produto da agricultura orgânica ou produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele obtido em sistema orgânico de produção agropecuário ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.”

 

Esta é uma das certificações mais relevantes, tanto no Brasil quanto no exterior, e ter o selo Orgânico mostra para o mercado que sua produção adota práticas que visam a diminuição do uso de defensivos agrícolas no processo produtivo. 

 

Certificação GLOBALG.A.P (Good Agriculture Practices)

GLOBALG.A.P. é uma marca nascida da união de produtores, varejistas e stakeholders da indústria de alimentos, e tem como objetivo garantir a aplicação das Boas Práticas Agrícolas na cadeia produtiva. 

 

Sua certificação é de nível global, como o próprio nome indica, e é obrigatória para a comercialização de produtos no mercado internacional. 

 

Saiba mais sobre esta certificação e como obtê-la clicando aqui. 

 

Leia também:

• Análise de água e certificação GLOBALG.A.P.

 

Implementar um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos é crucial para o sucesso do seu negócio, porque além de ajudar sua empresa a se manter de pé no mercado nacional, também abre portas para mercados internacionais, novas parcerias, e até mesmo expansão. 

 

Para o sucesso da implementação de um SGSA, é importante que ele seja aplicado de acordo com a necessidade da empresa, para que se possa escolher os melhores caminhos dentro do processo. 

 

Abaixo listamos mais algumas vantagens de ter um SGSA em sua empresa. Confira:

 

Saiba mais sobre:

Impacto do conflito no leste europeu no agronegócio brasileiro

O que você precisa saber sobre ESG

 

Por que implementar um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos? 

Aplicar um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos, ou SGSA em seu processo produtivo, além de trazer muitas melhorias para a empresa, ajuda a evitar algumas dores de cabeça. Separei alguns motivos:

 

Redução de custos

Com um SGSA bem alinhado, agindo de acordo com o produto produzido, é possível agir de forma preventiva, apontando possíveis falhas nos processos, sendo capaz de evitar perdas de produtos que não estejam em conformidade.

 

Além disso, é observado um melhor aproveitamento das matérias-primas. Outro ponto positivo da aplicação do Sistema de Garantia é que se evita recall de produtos das prateleiras, bem como perdas financeiras por possíveis quebras de contrato e questões legais. 

 

Aprimoramento do processo produtivo

A produção dos alimentos se torna mais segura, com redução de produtos contaminados por agentes químicos e biológicos. Um Sistema de Gestão bem alinhado, em conjunto com as certificações, reduz o retrabalho, diminui reincidência de falhas, e consequentemente aumenta a produtividade da equipe/do produtor. 

 

Cumprimento das legislações vigentes

Ter um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos auxilia o seu negócio a se manter em dia no atendimento das legislações referentes à produção de alimentos. 

 

A Agrosafety tem auxiliado o produtor rural a produzir com qualidade e segurança ao realizar análises de resíduos de pesticidas em alimentos. Fale com nossos especialistas e saiba como temos ajudado o agro brasileiro, e como podemos ajudar o seu negócio.

 

Até a próxima! 

 

Siga a Agrosafety nas redes sociais:

Facebook Instagram LinkedIn

 

Glauco Damasceno
Leia também