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Toda empresa, especialmente do ramo alimentício, quer ofertar produtos seguros para a população, que satisfaçam as necessidades e expectativas de seus clientes.

 

E para isso, as empresas contam com o setor de qualidade, que por sua vez, conta com princípios e ferramentas que auxiliam na elaboração de processos e melhorias de produtos e/ou serviços. 

 

Iniciados no Japão pelo estatístico William Edwards Deming, logo após a segunda guerra mundial, os conceitos de qualidade não pararam de evoluir. Inclusive no texto sobre a Indústria 4.0, nós abordamos a evolução industrial e o conceito de qualidade 4.0 na indústria de alimentos. 

 

Mas como utilizar estes conceitos e suas ferramentas a favor da sua empresa? Continue a leitura para saber mais sobre:

 

O que é qualidade?;

Princípios da gestão da qualidade;

Ferramentas da qualidade.


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Afinal de contas, o que é qualidade?

De acordo com a ISO 9000:2015, qualidade é o grau em que um conjunto de características inerentes de um objeto satisfaz requisitos estabelecidos pela norma e também pelos clientes. Ou seja, a qualidade do produto está diretamente relacionada com a satisfação do cliente. 

 

Falando da indústria de alimentos, para você produzir e ofertar alimentos de origem vegetal, por exemplo, deve-se ter atenção aos limites máximos de resíduos (LMR) de defensivos agrícolas permitidos, atenção a presença de microrganismos prejudiciais à saúde, resíduos de antibióticos, dentre outros fatores inerentes a produção desses alimentos.

 

O mesmo deve ser observado em alimentos de origem animal, com os devidos cuidados específicos para a produção. 

 

Quanto aos requisitos dos clientes, temos itens específicos dentro da norma, dentre eles o item 8.2.1 que fala sobre a comunicação com o cliente, e o item 9.1.2 que trata da satisfação do cliente.

 

Em resumo, os requisitos do cliente falam sobre cumprir o que foi combinado entre a empresa e o cliente, cumprir as expectativas que foram geradas através da sua promessa de produto. E não apenas a qualidade do produto, mas também do processo de fabricação dele. 

 

Por exemplo: se você anuncia que seus produtos são cem por cento veganos, o cliente espera que tenham sido cumpridos todos os requisitos necessários para a fabricação daquele produto. 


Para auxiliar no atendimento destes requisitos, o setor pode se valer da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), composto por quatro conceitos fundamentais:

 

Inspeção da qualidade;

Controle de qualidade;

Garantia da qualidade;

Gestão da qualidade.

 

O objetivo da gestão da qualidade é a busca contínua por melhorias no processo produtivo, através da coleta, organização e ordenação dos dados que são gerados desde a inspeção de qualidade.

 

Desta forma é possível garantir a eficiência dos processos e localizar pontos críticos e de melhoria com maior facilidade. 

 

E para uma melhor gestão, a ISO 9001:2015 aponta sete princípios da gestão da qualidade, que você vê a seguir. 


Separei este texto para você ler depois: Indústria de alimentos: crescimento e tendências.

 

Princípios da gestão da qualidade

O primeiro princípio é:

 

Foco no cliente

Como eu disse anteriormente, ao acordar algo com o cliente, esse acordo precisa ser cumprido. Seus produtos, serviços e estratégias devem ser pensados com foco no cliente, pois é a satisfação do cliente que vai garantir o sucesso do seu negócio. A mensagem sobre o que você oferta deve ser transmitida com o máximo de clareza possível, pois caso a expectativa seja quebrada, o cliente migra para a concorrência. 

 

Liderança

A liderança tem como principal objetivo conduzir a organização na direção certa, com estratégias, políticas e recursos alinhados em todos e entre todos os times, para que as equipes trabalhem unidas com foco no cliente, e assim garantir o sucesso da empresa. Outra função da liderança é:

 

Engajamento das pessoas

Ao conscientizar o time sobre a importância das ferramentas de qualidade, a liderança conduz a equipe a gerar bons resultados e desperta o interesse nas outras equipes. Desta forma os processos são padronizados e a empresa fala a mesma língua. 

 

Abordagem de processos

Uma vez que a equipe está engajada, fica mais fácil a definição dos processos que serão realizados no cotidiano, pois há o interesse em realizar as atividades, bem como o interesse no aprendizado e na evolução profissional. 

 

Tomada de decisão baseada em evidências

Toda a equipe deve estar atenta aos resultados das ações realizadas ao longo do processo para que, juntos, encontrem os pontos de melhoria e possam agir com rapidez e eficiência. Ter uma equipe bem engajada e com processos bem definidos facilita o processo de tomada de decisão. 

 

Melhoria Contínua

Ao atuar com foco no cliente, liderar para engajar equipes, definir corretamente os processos para tomada de decisões inteligentes, a busca por melhorias contínuas é natural para todas as equipes.

 

Os princípios da gestão da qualidade são benéficos para todos os envolvidos em todos os processos, e facilita também o trabalho dos gestores. 

 

Gestão de relacionamentos

O profissional de gestão é o responsável por manter todos os outros princípios funcionando de forma correta. É o ponto de apoio e também de inspiração para os membros da equipe. 

 

Para garantir mais eficiência na aplicação dos princípios, é importante que a gestão tenha bem definidos os objetivos que deseja alcançar, para que possa montar suas estratégias com base neles. Assim a gestão garante que o cliente tenha a experiência ideal, cumprindo com o combinado. 

 

Salve para ler mais tarde: 

Para que serve o Glifosato?

Regulamentações vigentes para análise de resíduos em alimentos.

 

Os profissionais também podem contar com as chamadas Ferramentas da Qualidade. Elas existem para auxiliar a aplicação dos princípios da gestão, permitindo melhor avaliação do processo, melhor identificação de pontos críticos e sua causa-raiz, gerando maior segurança para o processo produtivo e para a empresa em geral.

 

Continue a leitura para saber o que são essas ferramentas e como elas podem auxiliar a sua produção. 

 

Ferramentas da Qualidade

Estas ferramentas são um conjunto de metodologias baseadas em práticas que já existiam desde a década de 50. Kaoru Ishikawa, engenheiro químico que foi membro da União Japonesa de Cientistas e Engenheiros (JUSE) e que deixou um grande legado sobre Qualidade, foi um dos colaboradores destas ferramentas e responsável por reuní-las. Vejamos um pouco sobre cada uma delas:

 

Fluxograma

Esta ferramenta permite a identificação do caminho ideal para o produto e/ou serviço, e as etapas que compõem esse caminho. Além de permitir essa identificação, o fluxograma também permite o aprimoramento do processo ao identificar como todas as etapas se relacionam e quais os gargalos que cada uma enfrenta. 

 

Diagrama Ishikawa 

Também conhecido como Diagrama de Espinha-de-Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, esta ferramenta representa o efeito do problema e todas as causas responsáveis por ele, tendo o efeito como a “cabeça do peixe” e as possibilidades relacionadas a ele como as espinhas. 

 

Folhas de verificação

São tabelas simples e práticas que dispensam o uso de figuras e servem para fazer checklists e organização de dados. Esta ferramenta trabalha com informações sucintas e permitem a rápida avaliação da situação. 

 

Diagrama de Pareto

Esta ferramenta organiza as informações das causas do problema através de um gráfico de barras com o objetivo de:

Determinar de onde começar a busca pela causa do problema;

Identificar a causa do problema;

Monitorar o sucesso da resolução do problema. 

Com base na proporção 80/20, o Diagrama de Pareto mostra que 80% dos problemas são originados de 20% das causas. 

 

Histograma

O Histograma permite a visão geral dos dados coletados e seu comportamento. Os dados são mostrados em um gráfico de barras e é de fácil interpretação. 

 

Diagrama de Dispersão

Este Diagrama é um gráfico que contém as variáveis dispostas cada uma em um eixo. Ele permite ver as mudanças que uma variável sofre quando a outra é submetida a determinado processo. 

 

Cartas de Controle

Esta ferramenta é utilizada para acompanhar o andamento dos processos e mostrar se estão seguindo a estratégia definida ou se estão sofrendo alterações, bem como quais são. 

 

Conclusão

A indústria segue em constante evolução, por isso, manter os seus processos de qualidade atualizados e automatizados trará benefícios para o seu processo produtivo e vai garantir a sua permanência no mercado. 

 

Até a próxima! 

 

Glauco Damasceno
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