Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

As doenças transmitidas por alimentos são causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminada por patógenos, sendo a maioria causada por bactérias, vírus e substâncias químicas que, na maioria das vezes, não deixam marcas ou sinais nos alimentos. Além de serem invisíveis a olho nu, os patógenos podem ser extremamente perigosos para o nosso organismo. 

 

Ao chegarem no intestino, as toxinas entram em contato com a circulação sanguínea e se espalham para o corpo, e os sintomas causados pela contaminação de alimentos podem ter diferentes modos de ação e atingir diferentes regiões do nosso corpo. As toxinas mais comuns atingem o sistema digestivo, e podem causar:

 

Náuseas;

Vômitos;

Diarreias;

Dores abdominais;

Febre, e;

Falta de apetite.

 

Além destes sintomas, também podem ocorrer afecções extraintestinais, que atingem fígado e terminações nervosas periféricas, como pés, mãos e dedos, por exemplo, causando má formação congênita, dentre outros males, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento.

 

Leia também:

• O que você precisa saber sobre ESG

 

A contaminação de alimentos é um problema econômico e de saúde pública, já que, entre essas doenças, estão o Botulismo (Clostridium botulinum) e a Cólera (Vibrio cholerae), duas doenças alimentares que causaram diversos surtos e ainda são um tema preocupante para a indústria.

 

Continue lendo para saber mais sobre:

O que é Toxinfecção Alimentar;

Infecção Alimentar;

Importância das análises microbiológicas.

 

Siga a Agrosafety nas redes sociais: LinkedIn/Instagram/Facebook.

 

O que é Toxinfecção Alimentar?

Toxinfecção alimentar é o termo empregado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para definir a doença de natureza infecciosa ou tóxica, causada ou potencialmente causada pelo consumo de água ou alimentos.

 

São 3 os tipos de Toxinfecção Alimentar que são tratados hoje:

Infecção alimentar;
Intoxicação alimentar química ou biológica, e;
Toxinfecção.

Cada uma com sua característica de colonização e tipo de patógeno. Veja abaixo um pouco de cada tipo de contaminação de alimentos:

 

Infecção

São causadas por ingestão do microrganismo viável com capacidade de se reproduzir. De característica invasiva, o microrganismo consegue penetrar e invadir tecidos, geralmente no intestino, colonizando o local. Essas doenças são comumente causadas por:

Salmonella ssp;

Shigella ssp;

Yersinia enterocolitica, e;

Campylobacter jejuni.

 

Intoxicação biológica 

É a contaminação provocada por ingestão de toxinas formadas em decorrência da grande quantidade do patógeno presente no alimento, como, por exemplo, doenças causadas por:

Bacillus cereus (cepa emética);

Clostridium botulinum, e;

Staphylococcus aureus.

 

Intoxicação química

Podem ter como contaminantes nos alimentos outros agentes não bacterianos, como:

Defensivos agrícolas;

Metais pesados;

Plantas tóxicas;

Animais tóxicos, ou;

Fungos silvestres.

 

Toxinfecção

A toxinfecção é um grupo de doenças causadas pela ingestão de patógenos que, quando se multiplicam, esporulam ou são “atacados” pelo intestino, liberando toxinas. Em grande parte dos casos os microrganismos patogênicos são ingeridos na forma vegetativa, e sua multiplicação ocorre apenas no intestino. Algumas infecções são as causadas por: 

Escherichia coli enterotoxigênica;

Vibrio cholerae;

Vibrio parahaemolyticus;

Clostridium perfringens, e;

Bacillus cereus.

 

As infecções ocorrem principalmente por bactérias e demoram em torno de 1 a no máximo 7 dias para se incubar no hospedeiro, ou seja, o quadro clínico pode ocorrer no dia ou uma semana após a ingestão do alimento ou água contaminados.

 

Mas, se são invisíveis a olho nu, como podemos evitar a contaminação de alimentos e garantir a segurança e qualidade do alimento

 

Análises microbiológicas e prevenção

Para evitarmos a contaminação do alimento e garantir qualidade e segurança para a produção, existem medidas preventivas, como:

Sanitização do local que o alimento será preparado ou processado;

Limpeza do alimento que será utilizado;

Limpeza das ferramentas de trabalho;

Boas Práticas de Fabricação (BPF).

 

Outra medida preventiva é o monitoramento através das análises microbiológicas, pois, mesmo com as medidas citadas acima, ainda pode haver a contaminação por patógenos nos alimentos. 

 

As análises microbiológicas são de extrema importância para a saúde pública, pois com elas o produtor garante mais segurança para seus processos, ao confirmar se o alimento teve alguma contaminação após o processamento/embalagem, e caso sejam encontrados patógenos, aplicar as medidas necessárias antes que o alimento seja efetivamente distribuído ao mercado.

 

Na próxima segunda-feira iremos falar sobre as Boas Práticas de Fabricação, uma das medidas preventivas citadas, e que são fundamentais para se evitar a contaminação de alimentos. 

 

Até a próxima semana! 

 

Leia também:

Monitoramento de resíduos em alimentos à base de trigo.

O que são aflatoxinas?

 

Giulianno Zanesco
Leia também