Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

A presença de resíduos de pesticidas em alimentos é uma questão que deve ser constantemente monitorada dentro da cadeia produtiva. Em todo alimento, seja ele de origem vegetal ou animal, deve ser avaliado se os níveis de resíduos de pesticidas estão dentro dos Limites Máximos de Resíduos permitidos, o LMR. 

 

O LMR é um parâmetro estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É ele que determina a segurança de um alimento para consumo humano, resultante da aplicação correta de defensivos agrícolas, desde o plantio no campo até chegar na mesa do consumidor. 

 

Continue a leitura para entender mais sobre Limites Máximos Permitidos. 

 

Leia também: Entenda como o PARA realiza a análise de resíduos

 

LMR acima do permitido. E agora?

Em sua maioria, o Limite Máximo de Resíduos permitidos é estabelecido bem abaixo das concentrações que podem levar a efeitos adversos à saúde. Porém, a presença de resíduos acima do LMR pode significar risco à saúde. Neste caso, é necessário realizar a avaliação do risco.

 

A avaliação do risco faz a comparação entre a exposição esperada à saúde do consumidor e os parâmetros de referência toxicológicos, sendo:

 

• Agudo - risco a curto prazo;

• Crônico - risco a longo prazo.

 

Além disso, em caso de detecção de resíduos acima do LMR permitido, é preciso investigar se houve o uso de defensivos em dosagem acima do recomendado, e também se aconteceu algum tipo de contaminação cruzada. 

 

Outro fator que colabora para o acúmulo de resíduos acima dos Limites Máximos Permitidos no meio-ambiente, e consequentemente em alimentos, é a utilização de defensivos agrícolas ilegais. Existem outros cinco fatores, e você encontra eles no texto: Seis fatores que tornam presentes no meio-ambiente. 

 

Por isso, é imprescindível garantir a aplicação das Boas Práticas Agronômicas na produção de alimentos, para que dessa forma, se tenha a garantia da produção de alimentos seguros. Mas o que são as Boas Práticas Agronômicas?

 

Leia também: 

Saiba como aplicar defensivos agrícolas corretamente;

Tudo o que você precisa saber sobre defensivos agrícolas.

 

Boas Práticas Agronômicas

As Boas Práticas Agronômicas (BPA) são um conjunto de técnicas de manejo, que possibilitam que o agricultor tenha mais eficiência no campo. As técnicas das BPAs são: 

 

• Dessecação pré-plantio;

• Sementes certificadas;

• Tratamento de sementes;

• Refúgio Agrícola;

• Controle de plantas daninhas;

• Monitoramento de pragas.

 

Produtores que desejam produzir alimentos seguros, devem estar comprometidos em adotar as Boas Práticas Agronômicas no processo produtivo, mantendo um cuidado durante todas as práticas de manejo, realizando o monitoramento de análises de resíduos de pesticidas em laboratórios acreditados.

 

Somente através das análises de resíduos de pesticidas é que se pode garantir se um alimento possui LMR acima ou abaixo do estabelecido pela cultura, e se está em conformidade com a legislação vigente, a fim de oferecer alimentos saudáveis para a população, e a proteção do meio ambiente.

 

Fale com nossos especialistas e mantenha sua produção mais segura! 

 

Leia também: 

O que é qualidade?

Antibióticos em animais e qualidade do alimento

 

Até a próxima!

Lorena Caroline
Leia também